Bob Burnquist sai na frente na Oi MEGARAMPA 2009

logo_megarampa274385_97972_bob_voa

Skatista brasileiro entra na final da competição em vantagem para conquistar o bicampeonato
São Paulo (SP) – O brasileiro Bob Burnquist saiu na frente, neste sábado, na disputa pelo título da Oi MEGARAMPA 2009, que termina na manhã deste domingo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). O vencedor da primeira edição da competição da mais nova e radical modalidade do skate ocupa a primeira colocação na somatória geral, após a realização das provas do Corrimão e da descida do “gap” de 50 pés (obstáculo central da pista de 105 metros de extensão e 27 metros de altura – equivalente a um prédio de nove andares).

“Saí na frente, mas não tem nada decidido. O Pierre (Luc-Gagnon, do Canadá) é muito competitivo, sem falar que o Jake (Brown, da Austrália) e o Rob (Lorifice, dos Estados Unidos) são adversários de peso”, afirmou o brasileiro, mesmo antes de saber a classificação parcial da disputa. Em segundo lugar está o norte-americano Rob Lorifice; em terceiro, o australiano Jake Brown; em quarto, Adam Taylor, outro representante dos Estados Unidos; em quinto o canadense Pierre Luc-Gagnon, e em sexto Pedro Barros, do Brasil.

O campeão da Oi MEGARAMPA 2009 será definido na manhã deste domingo, entre 11h e 12h30, com a disputa da descida do “gap” de 70 pés, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular. Participam os mesmos seis atletas que disputaram as duas provas realizadas neste sábado. Também está programada uma “Demo” (demonstração) de BMX com os norte-americanos Anthony Napolitan e Kevin Robinson.

“Gostei da minha performance neste primeiro dia, mas vou tentar me superar para buscar um lugar no pódio. Este evento está sendo muito divertido, principalmente por causa da energia do público”, declarou Rob Lorifice. Um total de 9.200 pessoas estiveram na passarela do samba paulistano neste sábado. No domingo, são esperadas dez mil. “A vibração da galera é incrível. Em nenhum lugar do mundo a gente tem a energia que sentimos aqui no Brasil”, disse Adam Taylor.74385_98010_bike

BMX também levantou a galera – Anthony Napolitan e Kevin Robinson levantaram as arquibancadas em dois desafios de BMX realizados neste sábado e cada um deles saiu vencedor em um dos dois critérios avaliados pelos juízes. O primeiro ganhou a disputa de melhor manobra no “gap”, com um “no handed front flip” (mortal para a frente sem as mãos); o segundo foi o melhor no “quarter-pipe” (último obstáculo da pista), ao arriscar e completar um “no handed flair” (parafuso sem às mãos). “Espero que amanhã eu consiga o double front flip (dois mortais para a frente)”, disse Anthony, se referindo à manobra que se achava impossível de ser realizada e que ele completou há cerca de um mês em um torneio organizado nos Estados Unidos.

Sustentabilidade – Assim que a competição foi encerrada neste sábado, Bob Burnquist, conhecido por seu engajamento em causas socioambientais, ajudou a abrir uma faixa trazida para o Sambódromo pela ONG WWF que tinha estampada a seguinte frase: “Dê uma Megaforça para salvar o planeta”.

O skatista deixou para este domingo a visita ao estande da WWF-Brasil montado no Sambódromo do Anhembi. O objetivo é firmar seu nome no abaixoassinado promovido pela ONG com a intenção de pressionar os governos mundiais para se posicionarem a favor de um novo acordo global de clima que seja justo, ambicioso e comprometido na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que acontecerá em dezembro, na cidade dinamarquesa de Copenhague.

A ação faz parte da campanha denominada de TicTacTicTac, movimento global liderado por ONGs de diversos países que se dedicam a combater o aquecimento global, incluindo aí a WWF-Brasil.

Fundação Casa – A Oi Megarampa 2009 também teve a visita de sete internos na Fundação Casa. Eles foram escolhidos através de uma campanha promovida na instituição e aqueles que mais sobressaíram ganharam o direito de vir ao evento.

Eles conheceram a pista de perto, tiraram fotos com skatistas e bikers e ainda tiveram uma conversa com Bob Burnquist. “Essa iniciativa é importante para a ressocialização deste jovens”, disse Sandro Soares, coordenador do Projeto Skate da Fundação Casa.

Resultados

Gap 50 pés
1º Bob Burnquist (BRA)
2º Jake Brown (AUS)
3º Pierre Luc-Gagnon (CAN)
4º Adam Taylor (EUA)
4º Rob Lorifice (EUA)
6º Pedro Barros (BRA)74385_98009_geral_corrimao2

Corrimão
1º Rob Lorifice
2º Bob Burnquist
3º Jake Brown
4º Pedro Barros
5º Adam Taylor
6º Pierre Luc-Gagnon

Classificação acumulada
1º Bob Burnquist
2º Rob Lorifice
3º Jake Brown
4º Adam Taylor
5º Pierre Luc-Gagnon
6º Pedro Barros

Programação

Domingo
8h – Abertura dos portões
9h às 10h30 – Treinos
10h30 às 11h – Demo de BMX
11h às 12h30 – Final no Gap de 70 pés

A Oi MEGARAMPA tem o patrocínio da Oi, co-patrocínio de Hawaiian Dreams (HD), Nescau e TNT e supervisão técnica e apoio da Confederação Brasileira de Skate. O evento é uma realização da Brasil1 Esporte, da MaxSports e da Zoobamboo do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.

Fotos: Luiz Doro

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: