Guitarrista mais rápido do mundo toca na Expomusic

O brasileiro Tiago Della Vega entrou para o Guinness, o livro dos recordes0,,22452533,00

 Velocidade é um dos fetiches dos guitarristas. Muitos jovens vão até as escolas de música movidos pelo desejo de tocar rápido como Yngwie Malmsteen ou Steve Vai. Este ano, a referência dos candidatos a velocistas da guitarra ganha mais um nome. Um brasileiro de 25 anos está na nova edição do Guinness, o livro dos recordes, como o guitarrista mais rápido do mundo por superar – com folga – a marca anterior. Tiago Della Vega tocou a música “O Voo do Besouro” em incríveis 320 bpm (batidas por minuto). A marca que prevalecia até então era de 250 bpm. “Nunca estudei com essa finalidade”, diz o morador de Caxias do Sul, que se apresenta durante a Expomusic, feira de instrumentos musicais, que começa quarta (23) em São Paulo. “Mas sempre tive facilidade em ‘tirar’ músicas difíceis.”

Depois de ”superar” músicos de carne e osso, Vega passou a desafiar o computador, sempre com êxito. Quando soube que o recorde no Guinness, levando em conta todos os instrumentos, era de 300 bpm (em uma sanfona), decidiu que colocaria seu nome no livro. “Pensei: ‘Não vou perder para um sanfoneiro’”, diz ele, antes de dar risada. Ele teve dez dias para aprender a tocar “O Voo do Besouro” e chegar à marca – que, inclusive, já superou. Convidado para um programa da TV japonesa (veja o vídeo abaixo), em setembro de 2008, atingiu incríveis 370 bpm – marca ainda não registrada no livro. “O pessoal da TV quer que eu volte e tente superar. Pagam um belo cachê. Mas dessa vez vou aumentar a velocidade só um pouquinho. Tenho de me valorizar”, brinca ele que, durante a Expomusic vai ficar no estande da importadora Made in Brazil.

A associação de seu nome com o do livro do recordes rende shows pela Europa e Estados Unidos. Com a agenda cheia, parou de dar aulas na escola de música que mantém em sua cidade. “Sempre vivi de música, mas agora não tenho tempo de estudar, estou viajando o tempo todo. Consegui desenvolver uma técnica com a qual não uso muitos movimentos, então não perco a agilidade. E não vou desenvolver tendinite no futuro.”

Expomusic. Expo Center Norte. Pavilhões Vermelho e Verde. Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. De quarta (23) a domingo (27), 13h/21h (dias 23 e 24 somente para convidados). R$ 15.

 http://www.youtube.com/watch?v=IKdJ0FRqjk0

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: