Criador da Web abre Campus Party Brasil 2009

logocpbrasil

Pela primeira vez em evento oficial no País, o pai da linguagem HTML, do protocolo HTTP e do sistema de localização URL, Timothy Berners-Lee, irá falar sobre liberdade na rede e web 3.0 na edição brasileira do maior evento mundial de Internet, que acontece em São Paulo, entre 19 e 25 de janeiro

 A Campus Party Brasil, maior encontro mundial de Internet, tecnologia e cultura digital, consolida sua vocação como grande fórum de discussões sobre o rumo da sociedade em rede e traz para a sua segunda edição o pai da World Wide Web (www), Timothy Berners-Lee. Defensor da liberdade na rede, o inglês será o protagonista da abertura da Campus Party Brasil 2009, que acontece de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo (SP), no Centro de Exposições Imigrantes.

Um dos pontos altos do evento, sua participação inclui uma conferência magistral sobre  a Web semântica (3.0) no dia 20 de janeiro, às 19 horas, além de presença na abertura oficial, no dia 19.

Ele estará no Brasil no momento em que o País discute a regulamentação da sua política contra crimes eletrônicos, por meio do projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que tramita na Câmara dos Deputados. “É uma ótima oportunidade para a sociedade brasileira ouvir a opinião de uma das maiores expressões da Internet mundial. Da forma como está redigido, o projeto de lei ameaça direitos fundamentais e traz regras que criminalizam o acesso legítimo a conteúdos digitais”, diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco.

Na lista dos 100 gênios vivos do mundo, pelo jornal britânico “The Telegraph”, Berners-Lee é o criador de algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da Web. Entre elas, a linguagem de marcação utilizada para produzir páginas, o HTML (HyperText Markup Language), o protocolo de comunicação que transfere dados, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), e o sistema de localização de objetos na Web, o URL (Universal Resource Locator).

Em 1990, quando trabalhava na Organização Européia para Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês), o inglês já havia desenvolvido todas as ferramentas necessárias para fazer a Web funcionar: o primeiro navegador, o primeiro servidor e as primeiras páginas.

Atualmente, Berners-Lee lidera o consórcio W3C, que define padrões da rede. Está à frente das discussões sobre Web semântica, extensão da Internet atual que poderá permitir aos computadores e humanos trabalharem em cooperação.

Sobre a Campus Party

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede superveloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Todos ensinam, aprendem e compartilham conhecimento, exercendo, de fato, o sentido democrático e pluralista que deve ter a nova sociedade da informação. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Em comum eles têm a busca pelas últimas novidades tecnológicas, pela troca livre de conteúdos e pelo compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

SERVIÇO:

Campus Party Brasil

De 19 a 25/01/2009

Centro de Exposições Imigrantes

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

São Paulo – SP

Idade mínima: não há limite de idade desde que menores de 18 anos estejam acompanhados por um maior responsável.

Estacionamento

Terceirizado, com 5 mil vagas. A empresa vai oferecer desconto especial a quem deixar o carro durante toda a semana

Horários

Abertura para visitantes: de 20 a 25/01/2009, das 10h às 22h

Abertura para campuseiros: a partir das 12h do dia 19/01/2009.

Visitas

Visitas à área Expo são gratuitas, porém é necessário retirar um convite no Centro de Exposições Imigrantes ou em outros locais a serem divulgados.

Informações

Telefone para informações: 11.3872-1400

E-mail para informações: brasil@campus-party.org

*Não serão permitidos a venda nem o consumo de bebidas alcoólicas em todas as áreas do evento.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: