Trem de Obama chega a Washington para a festa da posse

2563dcc3b976476fbccadcd98bb94c16

Em seus discursos durante a viagem, o presidente eleito evocou frases de Lincoln e Martin Luther King

WASHINGTON – Barack Obama chegou a Washington ao fim de uma viagem de trem que reproduziu a rota história de Abraham Lincoln e pôs o presidente eleito mais perto da posse.

Multidões enfrentaram as temperaturas frígidas do inverno da Nova Inglaterra para saudar Obama ao longo da rota de 220 km entre Filadélfia e a capital.

Ele prestará o juramento de posse dentro de três dias, sucedendo ao presidente George W. Bush.

No início da viagem, Obama prometeu dar ao país “uma nova Declaração de Independência”, livre de pensamentos mesquinhos, preconceitos e extremismo.

A viagem incluiu uma parada em Delaware para pegar o vice-presidente eleito Joe Biden e uma parada em Baltimore para um discurso no qual ele pediu que “busquemos juntos uma vida melhor na nossa época”.

 Obama invocou o legado de gigantes da história americana, apelando “não para os nossos instintos fáceis, mas para nossos melhores anjos”, um eco do discurso de posse de Lincoln. Ele destacou os enormes desafios à frente e prometeu agir com “urgência feroz”, uma frase frequentemente usada por Martin Luther King.

No caminho

Obama prestou homenagem a Biden, que durante anos fez a viagem de trem de Delaware a Washington, onde era membro do Congresso. Ele disse à multidão que acertar as coisas para o país é a razão que o levou a pedir a Biden que “tomasse mais um trem, para Washington”.

Na parada de Wilmington, Obama misturou-se à multidão e saudou o povo. Ele usou a oportunidade para repetir o refrão dos últimos dias: o país não deve desanimar por causa da má situação econômica.

No meio da tarde, o trem de Obama fez uma segunda “lenta passagem” por Edgewood para entrar na zona rural de Maryland, ao norte de Baltimore. Ele foi saudado por uma multidão de cerca de mil pessoas.

Em pé no último vagão do trem, decorado com bandeiras e um selo presidencial, Obama acenava com entusiasmo ao passar. Ele e sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha tiveram uma partida animada ao partir com o trem da estação da Rua 30, em Filadélfia.

Fonte: Estadão

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: