2008 FANTÁSTICO

andreas_kisser_70x70Por Andreas Kisser

 O ano de 2008 foi espetacular. Apesar da chegada da crise financeira, realizei vários projetos, incluindo o término do meu disco solo (HUBRIS I & II, lançado em Março 2009) e o novo disco do Sepultura (A-LEX, que sairá em Janeiro 2009).

Comecei o ano realizando um evento no CCSP no final de Janeiro que chamei “Nas Pegadas de Andreas Kisser”, onde eu apresentei algumas das minhas idéias e projetos para o ano de 2008. Acho que consegui fazer tudo e ainda sobrou espaço e tempo para mais coisas que não estavam programadas. Em Março, lancei as cordas de guitarra feitas pela SG (IZZO) que levam a minha assinatura.

Refiz o piloto do meu programa para a TV, “Andreas Kisser Rock’n’Roots”, onde eu sempre convido um músico para fazer uma mistura de estilos e ao mesmo tempo falar da história e influências da música. No piloto, o convidado foi o Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial. Nós fizemos os ensaios e o show foi gravado no tatro Oficina. Tocamos Robert Johnson, a raiz do blues, e falamos da influência dele no rock e heavy metal, tudo isso sendo registrado pelas câmeras. A estréia do programa está prevista para 2009, mas ainda não definido o mês.

Junto com o primeiro show do meu projeto solo, lancei uma versão combo do amplificador Meteoro, que também leva o meu nome, o “Combo Kisser Extreme”. O show foi feito paralelamente à Expo Music SP, que reúne tudo relacionado ao mercado da música e é a maior da América Latina. Na feira também foi feito o lançamento da revista Guitar Player Brasil, edição de outubro, a qual eu tive a honra de ser capa pela primeira vez. Foi um momento muito especial na minha carreira.

Fora o planejado, aconteceram coisas ainda mais espetaculares. Eu tive a chance de tocar no Teatro Municipal do RJ com a orquestra do maestro Silvio Barbato o tema escrito por Heitor Villa Lobos, o “Trenzinho do Caipira”. A junção da guitarra elétrica com a orquestra foi mágica e repetimos o tema, junto a outras versões para “Ave Maria” e “Jorge da Capadócia”, em Brasília na comemoração dos 200 anos do jornal Correio Braziliense.

Em Setembro tive o privilégio de fazer parte de uma das maiores bandas de heavy rock do planeta: o Scorpions. Foi inacreditável. Eu sempre fui muito fã do grupo, meus primeiros riffs na guitarra eu aprendi tocando Scorpions, Iron Maiden, Judas, Sabbath, etc… e quando fui convidado a tocar o terceiro violão com eles eu fiquei em choque. A tour foi batizada de “Eletro-Acústica”. Na parte acústica eles convidaram percussionistas e vocalistas de apoio brasileiros, mais especificamente da Bahia, arranjos feito por Mika Mutti, grande arranjador e músico. Fizemos 10 shows pelo Brasil e 4 no México. Grandes shows, cheios de clássicos e tudo tocado com muita energia e competência. Inesquecível. Danke Scorpions, you rule!

A abertura que fiz com os Meninos do Morumbi e a Companhia de Dança Deborah Colker no Grammy Latino Brasil na TV Band; a propaganda da Volks com o Sepultura tocando Bossa Nova; o show do Sepultura em Cuba, primeiro show de metal da história do país, e nas Filipinas, foram momentos marcantes e especiais de 2008.

O ano foi fantástico também por ter sido o último de Bush como presidente americano (já vai tarde); por ter visto a força que o Brasil mostrou durante a crise financeira, que ainda persiste; por ter visto o Najas na prisão e por mais um show do São Paulo Futebol Clube no Campeonato Brasileiro, indiscutível, o maior da história!

2009 vai ser ainda de mais trabalho e desafios, que vão nos fazer crescer e evoluir, espero que na direção certa.

Boas festas e excelente 2009!

Abraço,

Andreas Kisser

 

Andreas Kisser, casado, três filhos, músico, guitarrista do grupo Sepultura. Espera debater e, principalmente instigar novas idéias e caminhos usando a música como ispiração para a busca de entendimento e tolerância.

Yahoo Notícias

Deixe um comentário

