FESTA DE NATAL NO LAR ESCOLA CAIRBAR SCHUTEL

O Lar Escola Cairbar Schutel é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal. As crianças abrigadas pela entidade recebem o Papai Noel neste final de semana

natal1

Imagem Divulgação
Festa de Natal no LECS.
 
Acontece neste domingo (21), a partir das 15 horas, a tradicional festa de final de ano para as 62 crianças do Lar Escola Cairbar Schutel.  Os voluntários da casa prepararam quitutes, apresentações artísticas e lista de presentes para as crianças receberem o bom velhinho, Papai Noel, neste Natal.
 
“Todos os anos, esta é uma época de festa, mas também de despedida no Lar. É quando os adolescentes que completaram 18 anos deixam o abrigo. Para nós, é como se nossos filhos saíssem de casa para cuidar da própria vida”, revela Haércio Suguimoto, presidente da instituição.
 
Em 2009, três jovens seguirão os seus próprios caminhos: todos estudam e trabalham e poderão voltar ao convívio familiar.  A expectativa é que todos se adaptem rapidamente à nova vida. “Nós procuramos prepará-los da melhor maneira que podemos para uma trajetória sem a nossa presença formal”, completa Suguimoto.
 
Para quem quiser participar do Natal do Lar Escola, basta comparecer à rua Francisco Preto, 213 – Vila Morse (próxima ao estádio do Morumbi) e levar um prato de doce ou salgado.
 
A vida no Lar
 
Desde sua fundação, o Lar Escola Cairbar Schutel já acompanhou a vida de 529 crianças. Dessas, 434 retornaram para o seu lar de origem, 68 foram adotadas internacionalmente e 27 foram adotadas no Brasil. Atualmente, o abrigo acolhe, ampara e educa 62 crianças de 0 a 18 anos de idade, em regime de internato. 

 
No início, a instituição criada em 1963, deveria ser um abrigo provisório, até que as crianças pudessem ser reintegradas às suas famílias ou encaminhadas para adoção. Mas, parte delas acaba permanecendo muitos anos na casa. “Mantemos as crianças e jovens conosco até que seus problemas sociais sejam resolvidos”, informa Haércio Suguimoto.
 
As crianças que vivem no Cairbar Schutel são encaminhadas pelas Varas da Infância e da Juventude da Capital em decorrência dos mais diversos problemas sociais tais como abandono, maus tratos, negligência, abuso sexual e só são desinternadas pelo Juizado de Menores, após solução de seus graves problemas sociais ou encaminhadas para uma família substituta para adoção. Por isso, a instituição trabalha permanentemente a auto-estima dos abrigados.
A partir dos quatro anos de idade, as crianças já freqüentam as escolas públicas do bairro. Os pequenos desenvolvem trabalhos de estimulação, dentro da própria instituição, com educadoras especializadas.
Todos os colaboradores do Lar estão permanentemente atentos às necessidades e dificuldades específicas de cada criança, providenciando, quando necessário, o encaminhamento a médicos, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos. Em sua maioria, esses profissionais prestam serviço em caráter de voluntariado.
A casa possui uma equipe fixa de funcionários contratados e um grupo de voluntários dedicados. Uma vez por semana, esses voluntários oferecem uma hora de seu tempo a relacionar-se com uma criança de forma individualizada, construindo um vínculo mais profundo, com espaço para brincadeiras, troca de experiências, colocação de limites, entre outras ações.
O objetivo é proporcionar atividades rotineiras do dia-a-dia de uma casa de família: freqüentemente as crianças vão à feira, ao supermercado, visitam parques, eventos e teatro.
 
Saiba mais sobre o Lar Escola Cairbar Schutel
www.cairbarschutel.org
 
Fundada em 17 de janeiro de 1963,  a instituição possui capacidade para atender gratuitamente 60 crianças – meninos e meninas, de 0 a 18 anos, em situação de risco social.
 
Desde sua fundação, o Lar Escola Cairbar Schutel (www.cairbarschutel.org) é uma casa onde as crianças se sentem acolhidas, seguras, amadas, orientadas e protegidas. O trabalho de inclusão  social  também inclui boa alimentação, lazer e educação.
 
Todos os abrigados têm assistência médica, odontológica e psicológica, educação formal em instituições de ensino externas, esportes, formação profissional e  estágios
 
Seu objetivo é ser uma instituição beneficente reconhecida como centro de referência em administração do Terceiro Setor, oferecendo lar, educação, cuidados médicos, alimentação e ensinamentos morais para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
 
Os pilares que baseiam a entidade são: cidadania, ética, integridade e honestidade para com toda a sociedade, união, fraternidade, humildade e fé raciocinada.
 
Visite:
Rua Francisco Preto, 213 – Vila Morse – Morumbi – São Paulo. Fone: (11) 3742-0516

 Clarice Pereira (MTb 15.778)

Tags: ,

Uma resposta to “FESTA DE NATAL NO LAR ESCOLA CAIRBAR SCHUTEL”

  1. Christianne Says:

    Valeu, Clarice! Obrigada por tudo que tem feito por nós. Espero sua presença na nossa festa, se puder chame nossos amigos “antigos”. Um beijo no seu coração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: