Bob Burnquist faz festa em casa e é campeão da Oi MEGARAMPA

logo_megarampa2261878_72096_we_can2_4078
Brasileiro supera cinco skatistas estrangeiros e garante o título da competição encerrada neste domingo no Sambódromo do Anhembi, que recebeu grande público

São Paulo (SP) – Bob Burnquist é o dono da Oi MEGARAMPA. Ele enfrentou cinco skatistas estrangeiros na final, mas não deixou a taça de campeão fugir do Brasil na competição que distribuiu a maior premiação da história do skate nacional, um total de US$ 85.500 (cerca de R$ 206 mil).61878_72094_prefeito_39121

Com um desempenho bem superior ao dos adversários, o brasileiro garantiu o lugar no topo do pódio e fez a alegria das oito mil pessoas – lotação máxima permitida – que compareceram, na manhã deste domingo, ao Sambódromo do Anhembi. “Esta vitória é para este público sensacional. Este evento é um marco para o skate brasileiro”, afirmou, emocionado, o vencedor.

Mais do que o título, Bob Burnquist comprovou sua condição de ídolo não só do skate, como do esporte nacional. Foi ovacionado em todas as cinco descidas previstas para cada atleta na competição, teve seu nome gritado nas arquibancadas e das centenas de pessoas que, sem ingressos, tentaram assistir ao desempenho dos atletas do lado de fora do Sambódromo.

Depois da premiação, ele ainda fez a alegria do público ao sambar ao lado de ritmistas e passistas da escola de samba Gaviões da Fiel. “O skate é alegria, união e esta festa que todos puderam assistir”, disse o campeão. Bob fez uma surpresa para o público estendendo uma grande faixa que cobriu o drop com a frase: “Sim, nós podemos”, numa referência ao slogan de campanha do presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama. “Cresci no Brasil e aprendi a andar de skate aqui. Este evento é para todo brasileiro que viu o esporte crescer”, afirmou.61878_72095_bob_3518

Bob Burnquist superou na final, pela ordem, o australiano Jake Brown, e os americanos Andy MacDonald, Buster Halterman, Rob Lorifice e Adam Taylor. “Estou feliz não só pela terceira colocação, mas pela festa que foi este campeonato. Quando via lá de cima da rampa (de 27 metros de altura, equivalente a um prédio de nove andares) a vibração das pessoas lá embaixo, ficava com vontade de acertar as manobras. Em todo o mundo, nunca vi nada igual ao público brasileiro”, afirmou MacDonald, de Baltimore, Maryland.

Novas vitórias – A programação deste domingo da Oi MEGARAMPA teve a realização de uma “Demo” (demonstração) de BMX protagonizadas pelos americanos Kevin Robinson, Morgan Wade e Anthony Napolitan, três dos maiores nomes da Big Air e Dirt Jump, as modalidades mais extremas do ciclismo radical no planeta.

Houve ainda a disputa da Nescau Xpression Session, que teve como vencedor absoluto também Bob Burnquist. Ele foi o autor da manobra mais radical no “gap” (parte central da pista), com um indy 540º (forma de se pegar no skate com giro de 540 graus) e no “quarter” (último obstáculo da pista), com um switch stalefish 360º (forma de se pegar no skate com giro de 360 graus com a base invertida).

O evento foi finalizado com o Oi Aéreo, competição em que os skatistas tentaram, durante 30 minutos, voar o mais alto possível no quarter-pipe. O grande vencedor foi Jake Brown, com um salto de 6,50 metros – 1,20 metro abaixo do recorde mundial pertencente ao americano Danny Way. “Foi muito legal ter vencido o salto em altura e ter ficado em segundo na competição principal”, disse o australiano.61878_72093_publico_3724

Danny Way – O americano, inventor da megarampa, a modalidade mais radical do skate, foi um dos primeiros a cumprimentar Bob Burnquist depois que o brasileiro foi declarado vencedor da competição principal. O skatista iria participar do evento no Sambódromo, mas caiu em sua primeira descida, quando testava a pista na quarta-feira, sentiu uma antiga contusão nas costas e ficou fora da disputa.

Após dar um forte abraço no amigo campeão, Danny Way declarou que ficou impressionado com a qualidade do evento e mais ainda com a energia da torcida brasileira, que lotou a arquibancada central da passarela do samba paulistano. “Foi incrível tudo o que vi aqui. Os skatistas se superaram e o público foi sensacional”, disse o americano

Danny Way, já conformado em não poder competir no Brasil, prometeu voltar para a próxima edição da Oi MEGARAMPA, que deve ser realizada em São Paulo em 2009. “Fiquei triste de ter ficado de fora, meu corpo pode ainda estar doendo, mas minha mente está muito feliz pelo que vi durante todo o evento”, comentou um dos maiores ídolos do skate mundial na atualidade.

Márcia Casz, diretora da Maxsports, uma das empresas organizadoras da competição, ao lado da Brasil 1 e Zoobamboo do Brasil, ficou muito satisfeita com o evento e com a receptividade do público paulistano. “A Oi Megarampa foi um sucesso absoluto, o que reafirma nossa intenção de manter o campeonato no Brasil nos próximos três anos”, enfatizou Márcia.

Sérgio Mello, diretor da Brasil 1, também ficou feliz com o resultado da Oi MEGARAMPA. “Foi um mega-evento, numa mega-metropóle e com um mega-público. E o mais impressionante é que a competição já nasceu consolidada. Tornou-se o evento da semana na cidade e agradou a todo mundo”, afirmou.

Classificação da final do skate:

1º Bob Burnquist – 178.00
2º Jake Brown – 175.00
3º Andy MacDonald – 172.00
4º Buster Halterman – 153.00
5º Rob Lorifice – 105.00
6º Adam Taylor – 63.33

A Oi MEGARAMPA teve patrocínio da Oi, co-patrocínio da Neosaldina e Nescau. O evento foi realizado pela parceria entre Brasil 1 Entretenimento, MaxSports e Zoobamboo do Brasil, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, Confederação Brasileira de Skate e da URGH.

Mais informações : http://www.oimegarampa.com.br

fotos: Luiz Doro/adorofoto

Roberto Pierantoni – Mtb 18.194/ Glenda Carqueijo – Mtb 39.711

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: