15 ferramentas para fazer do PC uma poderosa central multimídia

Softwares e serviços web, dez deles gratuitos, para ajudar você a lidar facilmente com seus arquivos de áudio e vídeo.

pc_mediacenter_150O computador que você tem em casa é uma dos mais fantásticos dispositivos de entretenimento já criados, mas é provável que você não chegue a tal conclusão apenas por utilizar os aplicativos que vêm como ele.

Os media players que são entregues com o PC, ou seja, todo e qualquer software que sirva para tocar e produzir conteúdo de áudio e vídeo subutilizam o potencial do hardware.

Fizemos um apanhado de 15 das nossas ferramentas favoritas para lidar com arquivos multimídia, capazes de manipular praticamente qualquer tipo de arquivo de áudio e vídeo que você queira. A maior parte delas, para nossa felicidade, é gratuita e mesmo as versões pagas possuem trials sem custo, que permite experimentar o potencial que esses utilitários agregam.

Nessa seleção, você vai encontrar softwares que vão ajudá-lo baixar vídeos do YouTube para o PC, ou converter vídeos para formatos que possam ser reproduzidos por quase todos os dispositivos portáteis.

Também há utilitários que você fazer de você um DJ, permitindo criar suas próprias mixagens. Por isso, caso deseja explorar ao máximo o potencial de entretenimento que seu desktop oferece, não perca tempo: selecione as ferramentas mais compatíveis com suas necessidades e mãos à obra

Downloads para lidar com vídeo
tubeme_150.jpg

TubeMe (Gratuito): Encontrou um vídeo legal no YouTube e quer salvá-lo no PC para poder rever quando quiser? Então esta é a ferramenta certa para você. Basta fornecer o link dos vídeos selecionados do YouTube na janela do TubeMe e o programa vai baixá-los para o HD do seu computador.

 
flv_player_150.jpg

FLV Player (Gratuito): Vídeos em flash são compactos e podem ser encontrados em muitos serviços de compartilhamento P2P. Só que reproduzi-los, sem um programa intermediário, costuma ser um trabalho árduo e muitas vezes frustrante, por exigir o Flash IDE. O FLV Player resolver esse problema fornecendo um modo prático e direto de reproduzir arquivos FLV. O programa de instalação oferece a opção de associar a extensão .flv ao software; dessa forma, ver um arquivo em Flash se torna tão simples quanto dar um duplo clique com o mouse.

any_video_converter_150.jpgAny Video Converter (Gratuito): Todo mundo sabe que os vídeos não precisam mais ficar confinados aos DVDs ou seu computador. Atualmente, praticamente quase todos os players portáteis – incluídos nessa categoria boa parte dos telefones celulares e console Playstation Portable (PSP). O problema é que cada um deles costuma ter um formato próprio de vídeo e nem sempre o vídeo que se quer assistir está no formato exigido pelo player. Esta versão gratuita do Any Video Converter é capaz de converter de e para uma infinidade de formatos de vídeo diferentes, praticamente todos os arquivos de vídeo que você encontrar online. Por exemplo, se você baixou um arquivo .flv do YouTube usando o TubeMe, poderá convertê-lo com este software para executá-lo em seu player portátil. E o processo é simples: basta selecionar os vídeos a serem convertidos (você tem a opção de fazer isso em lotes), escolher o formato desejado e clicar no botão Encode.

vlc_media_player_150.jpgVLC Media Player (Gratuito): Deseja um software capaz de reproduzir todo tipo de arquivo de mídia – áudio ou vídeo – que existe por aí? Então o que você precisa é do VLC Media Player, que ainda por cima oferece um grande número de extras bem interessantes. Ele possui uma interface simples, mas com muitas funções interessantes acessíveis se você navegar por ele. Por exemplo, quando se está reproduzindo um vídeo, você pode ajudar a imagem de várias formas e também aplicar efeitos no áudio, tudo isso sem poluir a interface. E o que é melhor: sem detonar a performance geral do sistema, como é comum com a maior parte dos players existentes por aí.

bearflix_150.jpgBearFlix Basic (Gratuito): Irmão mais novo do BearShare, o BearFlix Basic está focado no compartilhamento de vídeos utilizando a rede Gnutella. Segundo o desenvolvedor, a edição paga (por 20 dólares) torna o programa e suas habilidades melhores e mais rápidas, mas as duas versões têm basicamente os mesmos recursos. A interface é relativamente simples, com várias áreas para seu acervo de vídeos, downloads e uploads. Para achar os vídeos a serem baixados, você pode buscar na rede usando palavras-chave e, então, afunilar sua pesquisa. O programa também inclui ainda a área chamada ‘Threater’ para ver os filmes, o que é bem útil. Mas, no geral, O BearFlix é um software cliente de compartilhamento de vídeo típico: ele apenas fornece um pouco de ajuda em localizar nos resultados o material bom em meio a um monte de lixo.

gom_mediaplayer_150.jpgGOM Media Player (Gratuito): Este player de mídia é particularmente útil para reproduzir vídeos em função da variedade de formatos suportados por ele. O GOM Media Player é compatível com todos os formatos de vídeo que você está acostumado a encontrar por aí e ainda lida com outros que os players normalmente não reconhecem, tais como DivX, .flv, XviD. Ele ainda incorpora algumas funções bacanas como controle de brilho, contraste e saturação, e vem com um equalizador para melhorar a qualidade do áudio do vídeo reproduzido. Durante o processo de instalação, o software pede ao usuário que selecione o tipo de uso que fará do programa: reprodução simples; reprodução de vídeo em alta qualidade; saída de TV (para aqueles que planejam conectar o PC a uma TV). O software também instala o Google Toolbar no Internet Explorer, a não ser que você o instrua a não fazer isso durante a instalação.

DivX_150.jpgDivX Player (Gratuito): Se você costuma baixar vídeos da web, é muito provável que já deva ter lidado com o formato DivX, que se tornou muito popular por conta da compressão utilizada, que reduz significativamente o tamanho final do arquivo sem compromete a qualidade da imagem. Mas este formato tem um problema. Players populares (tais como o Windows Media Player) não suportam o DivX e o resultado é que muitas vezes os vídeos baixados não podem ser reproduzidos no PC. Com o DivX for Windows este problema desaparece. Além de gratuito e capaz de lidar com tal formato de arquivo, ele oferece modos de pausa, avanço e retrocesso e reprodução em tela cheia. Também traz função de gerenciamento de biblioteca de vídeos e é capaz de queimar vídeos para discos. Tem ainda um módulo que permite da reprodução de vídeos no formato DivX diretamente no browser. Caso não deseja ter o Yahoo Toolbar instalado, não se esqueça de desabilitar tal seleção na hora de instalar o software.

online_tvplayer_150.jpgOnline TV Player Basic (Gratuito): Quer saber o que está passando na TV, por exemplo, na Albânia? Ou quem sabe na Indonésia, na Itália ou no Peru? Este freebie lista centenas de canas de TV – do Afeganistão ao Vietnã – que fazer broadcast pela web e os deixa assisti-los gratuitamente. Basta instalar o programa, escolher o canal desejado com um duplo clique do mouse para que a reprodução tenha início. O software também faz sintonia de estações de rádio mundo afora. Note, porém, que nem toda a transmissão é feita em tempo real.

Downloads para lidar com áudio
audacity_150.jpgAudacity (Gratuito): Versão complementar, que já vinha com suporte para formato FLAC e correções para problemas de áudio do Mac (e suporte para Macs com processador Intel). Aplicativo extremamente famoso de código aberto e bem funcional, o mostra em sua interface indicações de como as gravações podem ser feitas e também exibe dados mais técnicos ao lado de cada um dos canais de ajuda. Há ainda ferramentas para auxiliar na mudança do tempo da música e removedor de ruídos. Não será difícil encontrar algum plug-in de grande utilidade de acordo com o foco de cada usuário. Deve-se ao Audacity boa parte a popularização dos podcasts nos últimos anos.

virtualdj_150.jpgVirtualDJ (Demo): Se você está pensando em se tornar um DJ famoso, saiba que os media players convencionais não vão ajudá-lo. Em vez disso, o que você precisa é de um software profissional como o VirtualDJ, que permite fazer mixagens bacanas de seus arquivos de áudio e ainda acrescentar efeitos interessantes aos seus remixes. São dezenas de efeitos e amostras de músicas e uma interface que simula dois pick-ups profissionais, o que torna seu trabalho muito mais simples. O VirtualDJ também permite ripar músicas, queimar CDs com os remixes criados, mixar e customizar vídeos.

foxytunes_150.jpgFoxyTunes (Gratuito): Nova versão do add-on inclui suporte ao Yahoo Media Player e acesso ao FoxyTunes Planet. No começo, pode parecer estranho ter um ponto de controle de conteúdo multimídia a partir do seu browser. Mas a experiência de ouvir música enquanto se navega é algo que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, prova e resolve por em prática. E o FoxyTunes, add-on para Firefox e Internet Explorer que já está em sua versão 3.0 torna tal experiência ainda mais legal. Da interface ao FoxyTunes Planet (que ainda está em versão beta), usar e localizar músicas – pelo menos aquelas de artistas que ele reconhece – pelo FoxyTunes é muito fácil. O complemento é capaz de controlar uma variedade de players que vão do iTunes, Windows Media Player ao WinAmp. Na versão atual, inclui suporte também para o Yahoo Media Player.

zune_mediaplayer_150.jpgZune Media Player (Gratuito): Todo mundo parece ter sido conquistado pelos iPods e pelo iTunes. Mas a Microsoft possui um media player legal também. E, como no caso do software da Apple, não precisa ser dono de um tocador Zune para usar o programa da empresa criada por Bill Gates. E, como o iTunes, o Zune Media Player lida tanto com arquivos de vídeo quanto de áudio. O aplicativo é capaz de organizar sua biblioteca de mídia, cria e gerencia playlists, ripa canções e pode queimar CDs.

foobar_150

Foobar2000 (Gratuito): Este tocador de áudio muito simples e objetivo não vai usar muita memória RAM de seu sistema. O Foobar2000 roda uma enorme variedade de formatos e extensões de arquivos de áudio tais como MP1, MP2, MP3, MP3, MPC, AAC, Ogg Vorbis, FLAC/Ogg FLAC, WavPack, .wav, AIFF, AU, SND, CDDA e WAM. Caso tenha um formato de arquivo que Foobar não reconheça, basta baixar um complemento para que o software possa reproduzi-lo. O programa também oferece equalização para áudio e pode ripar CDs de música.

win_amp_150.jpg

WinAmp Full (Gratuito): Ok. Este é um velho e conhecido player. Mas ele continua na ativa. Sincronize com seu iPod, e seu novo companheiro Winamp Remote permite que você ouça a músicas não protegidas por DRM em seu PC a partir de qualquer usando um navegador de web. Além de tocar CDs e a maioria dos formatos de áudio digital (.wav, MID, MOD), o Winamp deixa você navegar na estação de rádio e TV SHOUTcast. Ele também oferece conteúdo de vídeo da rádio AOL . Você ainda ganha 50 downloads de mp3 grátis na eMusic. Quer reproduzir o mais fielmente um jazz mas também um rock com baixo apurado? O programa permite salvar equalizações específicas para cada música. O Winamp tem também um mini-navegador para ver biografias e fotos. Você pode ainda solicitar até 3 GB de espaço na Internet para armazenar música. A TV e o rádio integrados dão conta do recado. Você pode ainda gravar um CD usando o Winamp. Ele grava na velocidade de 2x – se você quiser algo mais rápido, pode comprar a versão Pro, que suporta gravações em até 48x.

ashampoo_150.jpgAshampoo Burning Studio 8 (Trial, 50 dólares): Se você deseja ripar seus CDs de música ou queimar CDs e DVDs e está disposto a gastar com uma ferramenta ponderosa (mas quer experimentá-la antes), estão sua escolha deve recair no Ashampoo Burning Studio 8. Além de lidar com maestria com discos de dados, áudio e de vídeo, ele é compatível com discos Blu-ray, permite copiar CDs e DVDs e tem funções para gerar capas, etiquetas auto-adesivas e muito mais.

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: