Projeto apoiado pela Renault leva música erudita à população carente do Distrito Federal

 

De 9 a 17 de outubro, comunidades carentes do Distrito Federal terão uma rara oportunidade de conhecer um pouco do fascinante mundo da música clássica. Com o apoio cultural da Renault do Brasil, o pianista mais importante do País, Arthur Moreira Lima, apresenta na região a 3ª etapa do projeto “Um Piano pela Estrada 2008 – Brasil Sertões”. 
Durante 1h30, o pianista vai executar as principais músicas de compositores eruditos e populares, brasileiros e mundiais, num rico repertório que inclui Bach, Beethoven, Mozart, Astor Piazzolla, Villa-Lobos e Luiz Gonzaga.
Entre uma música e outra, Arthur Moreira Lima interage com a platéia, dando uma breve explicação sobre a vida de cada autor e a importância de cada obra. “É muito gratificante levar a música clássica a pessoas que nunca antes tiveram acesso esse tipo de cultura. Por todos os lugares por onde temos passado, a reação do público tem sido fantástica”, afirma o pianista, que já fez 255 apresentações. 
A Renault faz questão de apoiar ações de cunho social que estimulem o acesso à cultura. Por isso, desde 2006, apóia o projeto “Um Piano pela Estrada 2008 – Brasil Sertões” por acreditar no poder transformador da iniciativa, que traz resultados positivos nas regiões carentes por onde passa. 
A edição 2008 do projeto é composta de 60 concertos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal. A intenção é atender as comunidades mais carentes de cada município. 
As apresentações são feitas no “Caminhão Teatro”, que tem a carroceria transformada em um palco de 45 m2, com toda a estrutura para o show, em apenas duas horas. 
Tal versatilidade traz muitas vantagens. Permite, por exemplo, o deslocamento rápido de toda a equipe entre as cidades e elimina os custos de aluguel de um piano de primeira linha, já que o Steinway de cauda de Arthur Moreira Lima viaja no próprio caminhão e é montado e afinado em uma hora. 

Vida dedicada à músicaArthur Moreira Lima começou a estudar pianos aos seis anos e, aos nove, já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. O brasileiro se projetou internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Foi premiado também nos Concursos de Leeds, na Inglaterra, e Tchaikovsky, em Moscou. 
Arthur nasceu no Rio de Janeiro e, por meio do piano, tornou-se um cidadão do mundo. Estudou música na Europa, onde também já se apresentou muitas vezes. Suas notas já foram ouvidas nos Estados Unidos, América Latina, Ásia e África, lotando as principais salas de concertos do mundo. 
No Distrito Federal estão marcadas oito apresentações do projeto “Um Piano pela Estrada 2008 – Brasil Sertões”, com a seguinte agenda: 
09/10:
 Candangolândia
10/10: Estrutural
11/10: Recanto das Emas
12/10: Riacho Fundo I14/10: Itapuã
15/10: Paranoá
16/10: Fercal
17/10: Sobradinho
Depois de Brasília, o projeto passa por Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.


Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: