Lançamento CD CARTOLA PARA TODOS – CD celebra o centenário de nascimento do compositor

CARTOLA PARA TODOS

 CD gravado ao longo de 10 anos celebra o

centenário de nascimento do genial compositor

 Treze clássicos do mestre da Mangueira em interpretações inéditas de 36 artistas:

Paulo Moura, Marcos Suzano, Toninho Ferragutti, Wanda Sá, Zeca Assumpção,
Enok Virgulino, Tobias da Vai-Vai, Mario Manga e Tony Gordon, entre outros

 

 A PARTIR DE 11 DE OUTUBRO NAS MELHORES LOJAS DO PAÍS

 Entre 1998 e 2008, o músico e produtor Alvaro Fernando gravou 13 músicas do compositor carioca Cartola (1908-1980) com 36 artistas de estilos e gerações diferentes, escolhidos dentre os que passaram pelo estúdio de som do qual é sócio, o VU em São Paulo, um dos mais renomados do país.

 

“Quem dera Cartola pudesse ouvir o CD…” diz o produtor  “pois foi realizado de uma maneira única, imensamente respeitosa, mas contemporânea, em que se ressalta o encontro do capricho com a simplicidade. Aos poucos fui chamando os músicos, elaborando os arranjos e a concepção de cada faixa. Fiz tudo com muita calma e livre da pressa típica dos estúdios de som. Essa tranqüilidade passou para os músicos a possibilidade de cada um tocar Cartola ao seu modo, como se montassem um quebra-cabeças com o rosto rejuvenescido do mestre do samba. Queria um CD novo e refrescante com as músicas dele de que mais gosto, pensando sempre em fazer algo que Cartola admirasse !”

 O resultado destes 10 anos de livre criar é o cd Cartola Para Todos (gravadora MCD) cuja sonoridade plena de nuances e carinhos, com ritmos que vão do samba ao pop, poderá ser apreciada a partir de 11 de Outubro, data do centenário de nascimento de Cartola, nas melhores lojas do país. Preço sugerido: R$ 32,00

 Não faltam nomes consagrados – como Paulo Moura, Teco Cardoso, Zeca Assumpção, Marcos Suzano, Lelo Nazário, Toninho Ferragutti, Wanda Sá, Tobias da Vai-Vai, Enok Virgulino, Mario Manga, Camilo Carrara, entre tantos outros, nessa interpretação surpreendente da música de Cartola. Ao lado deles, uma nova geração de vocalistas e instrumentistas revelados na noite e nos estúdios paulistanos: Emerson Villani, Bluebell, Rica Caveman, Marcelinho Szmid, Edson Montenegro, Webster Santos, Marcos Matolli, Graça Cunha e outros.

 Ponto alto do projeto é a sonoridade do cd. A gravação com técnica impecável foi masterizada por Greg Calbi (estúdio Sterling Sound, NY), célebre engenheiro de som responsável pela masterização de discos extraordinários desde os anos 70, como Mind Games (John Lennon), Young Americans (David Bowie), Graceland (Paul Simon) e Born to Run (Bruce Springsteen), entre outros como Norah Jones, Bjork, Moby, U2, David Byrne, Bob Dylan, The Ramones, Patty Smith, Sonic Youth e The Strokes.

 Fechando o repertório com capricho a faixa bonus apresenta depoimento na voz de Cartola gravado em 1979, um fonograma original da série Documento Inédito do Estúdio Eldorado.

 O inovador projeto gráfico, que se desdobra em três dimensões quando aberto, apresenta um cenário estilizado de um morro carioca e da casa em que Cartola viveu. O livreto traz a ficha técnica completa além de todas as letras das músicas.

 FAIXA A FAIXA

 1. AS ROSAS NÃO FALAM (Cartola) – Voz: Tony Gordon / Violão e guitarra: Emerson Villani / Pandeiro e teclado: Alvaro Fernando / Gravação e mixagem: André Namur

 A voz de Tony Gordon acompanhada pelo violão de Emerson Villani abre o cd numa emocionada versão acústica da mais conhecida canção de Cartola.

 2. ALVORADA (Cartola, Carlos Cachaça e Herminio Bello de Carvalho) – Voz: Rica Caveman / Vozes: Graça Cunha e Bluebell / Efx , loops e concepção: Beto Dog Face / Baixo e teclado: Edu Diegues / Pandeiro: Marcos Suzano / Gravação e mixagem: Beto Dog Face

 A batida diferente de Marcos Suzano encontra o DJ Beto Dog Face (2Funkyz). Com vocais de Rica Caveman e baixo e teclados de Edu Diegues, a canção tem um balanço reggae. Beto acrescenta mais pimenta ao ritmo de Suzano com loops das vozes das cantoras Graça Cunha e Bluebell, que fazem o papel das “pastoras” numa versão bem humorada que utiliza o sotaque de gravações antigas.

 3. O MUNDO É UM MOINHO (Cartola) – Voz: Wanda Sá / Arranjo, piano e teclado: Lelo Nazário / Baixo acústico: Zeca Assumpção / Flautas e sax: Teco Cardoso / Gravação: Mau Sacht e André Namur / Mixagem: André Namur

 A poesia de Cartola é colocada em um cenário envolvente que lembra a sonoridade do selo alemão ECM. O contra baixo de Zeca Assumpção acompanha a cantora carioca Wanda Sá e juntos criam uma atmosfera elegante que desemboca em sofisticado arranjo de Lelo Nazário com os sopros impecáveis de Teco Cardoso.

 4. O SOL NASCERÁ – “A SORRIR”  (Cartola e Elton Medeiros) – Voz, cavaquinho, bandolim, banjo e percussão: Marcelinho Smidz / Voz: Mané Messias / Violão: Elcio Costa / Percussão: Alvaro Fernando / Gravação e mixagem: Mau Sacht

 Marcelinho Smidz é o primeiro cavaquinho da Escola de Samba Vai-Vai. Aqui ele apresenta suas credenciais tocando e cantando, com o sambista Mané Messias, de uma maneira tradicional acompanhado pelo violonista Élcio Costa.

 5. ACONTECE (Cartola) – Voz: Edson Montenegro / Acordeon: Toninho Ferragutti / Violão: Evandro Pichirilli / Gravação e mixagem: André Namur

 O acordeom do sempre inspirado Toninho Ferragutti abre a canção com um relaxante interlúdio cheio de lirismo e modernidade que encontra a voz do ator e cantor Edson Montenegro e o violão de Evandro Piccirilli.

 6. CORRA E OLHE O CÉU (Cartola e Dalmo Castelo) – Voz: Bluebell / Violão e guitarras: Evandro Pichirilli / Clarinete: Jether Garotti Jr / Surdo, chocalho, tamborins e repiniques: Alvaro Fernando / Gravação e mixagem: André Namur

 A jovem cantora Bluebell interpreta o samba em que guitarra e violão de Evandro Piccirili e percussão de Álvaro Fernando conduzem a canção “à baiana”. Destaque para um elaborado solo de clarineta de Jehter Garotti Jr., o premiado maestro e arranjador (Zizi Possi, Milton Nascimento e Naná Vasconcelos).

 7. ENSABOA (Cartola) – Voz e sanfona: Enok Virgulino / Vozes adicionais: Rafael Virgulino e Jonas Virgulino / Percussões de boca: Enok Virgulino, Rafael Virgulino e Jonas Virgulino / Bacia d´água: Alvaro Fernando / Gravação e mixagem: Alvaro Fernando

 Enok Virgulino à mil na sanfona interpreta ao lado de seus dois filhos Rafael e Jonas, com quem forma o Trio Virgulino, acompanhado por uma batucada feita com a boca e com uma bacia d’água.

 8. MINHA (Cartola) – Voz: Lupa Mabuze / Violão: Camilo Carrara / Clarinete: Paulo Moura / Reco-reco, costas de violão e cabaça: Alvaro Fernando / Gravação: André Namur, Beto Dog Face e Alvaro Fernando / Mixagem: André Namur e Alvaro Fernando

 Uma dupla dos sonhos: o clarinete de Paulo Moura e o violão de Camilo Carrara. Com interpretação de Lupa Mabuze, a faixa passeia pelo samba e quase se encontra com o jazz de maneira solta e leve. No final efeitos de gravações no vocal trazem a faixa um elemento urbano e atual. A concepção de tudo é cheia de nuances, mas com poucos elementos. Os dois solos de Paulo Moura são lindos e todos os detalhes de seu clarinete transparente são ouvidos.

 9. CIÊNCIA E ARTE (Cartola e Carlos Cachaça) – Voz: Mona Gadelha / Violão: Webster Santos / Surdo, rebolo, tamborim e chocalho: Alvaro Fernando / Gravação: Alvaro Fernando / Mixagem: André Namur e Alvaro Fernando

 Composta para ser samba enredo da Mangueira, o que não aconteceu, Ciência e Arte ficou mais conhecida no CD Quanta de Gilberto Gil. Aqui ela aparece um pouco mais rápida na voz da cearense Mona Gadelha e de um incansável e virtuoso violão do baiano Webster  Santos.

 10. FESTA DA VINDA (Cartola e Nuno Veloso) – Voz: Tobias da Vai-Vai / Vozes: Bluebell e Graça Cunha / Cello, violão, cavaquinho e guitarra: Mário Manga / Surdo, chocalhos, reco-reco e tamborim: Alvaro Fernando / Arranjo: Mário Manga / Gravação: Mau Sacht , Beto Dog Face e Alvaro Fernando / Mixagem: Beto Dog Face

 Tobías da Vai Vai (puxador de samba e atual presidente da escola) se encontra com Mario Manga (Premeditando o Breque e Música Ligeira) para juntos fazerem Festa da Vinda com direito a solo de violoncelo inspirado na flauta da gravação original da canção.

 11. ALEGRIA (Cartola) – Voz: Marco Soares e Marcelão Aquino / Baixo Trilogy: Caco Faria / Cavaquinho e violão: Marcelinho Szmid / Molho de chaves, programação e repinique: Alvaro Fernando / Gravação: Caco Faria / Mixagem: Caco Faria e Alvaro Fernando

 Aqui o premiado compositor de trilhas sonoras Caco Faria reconstrói, com teclado e o timbre do contrabaixo acústico, o fraseado dos violões de sete cordas utilizados nos sambas. A seção rítmica feita por Alvaro Fernando é uma mistura de sons acústicos e eletrônicos incluindo um molho de chaves. A faixa reúne dois talentosos cantores das baladas paulistanas, Marco Soares e Marcelão Aquino, numa interpretação irreverente.

 12. QUEM ME VÊ SORRINDO (Cartola e Carlos Cachaça) – Voz, violão e guitarras: Marco Mattoli / Flauta: Juba Piratininga / Baixo: André Namur / Chocalho, apito e guiro: Alvaro Fernando / Gravação: Alvaro Fernando / Mixagem: André Namur , Alvaro Fernando e Marco Soares.

 Marcos Mattoli (Clube do Balanço) traz a canção ao universo do samba rock, numa batida solta e descolada. A mesma canção aparece novamente na faixa bônus do CD, em versão pouco conhecida, na voz do próprio Cartola acompanhado de seu violão.

 13. TIVE SIM (Cartola) – Voz: Graça Cunha / Arranjo, orgão, piano e teclado: Beba Zanettini / Baixo: Bira Brioschi / Gravação e mixagem: Alvaro Fernando

 Com arranjo do maestro e pianista Beba Zanetine e a voz cristalina de Graça Cunha a faixa começa com um órgão de igreja e um solo de baixo de Bira Brioschi. A cantora inicia a canção sem respeitar a métrica original, para depois entrar no ritmo acompanhada apenas pelo baixo. Uma combinação simples onde ao final entram piano acústico e timbres eletrônicos.

 

DEPOIMENTO DE CARTOLA – Gravado no Estudio Eldorado em 1979 por José Luiz Costa e Aluisio Falcão / Fonograma original da série “Documento Inédito” do Estudio Eldorado Ltda. © 1979 – Trilha sonora de fundo gravada por Camilo Carrara e Alvaro Fernando em setembro de 2008.

 

FICHA TÉCNICA – Criado e Produzido por Alvaro Fernando / Direção musical: Alvaro Fernando / Co-produção e direção técnica: André Namur / Técnicos de gravação: André Namur, Mau Sacht, Beto Dog Face, Caco Faria e Alvaro Fernando /

Trilha sonora do depoimento: Camilo Carrara e Alvaro Fernando / Produção executiva: Eduardo Muszkat – MCD / Coordenação: Renata Delgado / Masterizado por Greg Calbi – Estúdio Sterling Sound NY / Projeto Gráfico: Binho Miranda / Ilustrações: João Pinheiro / Fotos: Caco Faria e Alvaro Fernando. / Concepção da capa: Eduardo Muszkat / Gravado na VU Studio SP entre Janeiro de 1998 e Setembro de 2008

 

Assessoria de Imprensa/MCD:   Manoel Carlos Jr. 

                                               Luciana Lamanna 

                                               Daniela Oliveira 

                                               Luiza Goulart 

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Lançamento CD CARTOLA PARA TODOS – CD celebra o centenário de nascimento do compositor”

  1. Vilma Keuchegerian Says:

    PERFEITO! Cartola nunca é demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: