JIMI HENDRIX MORREU HÁ 38 ANOS

  
 
Autor da maior guitarrada de todos os tempos segundo a edição especial BLITZ rock puro & duro, de Setembro, desapareceu no dia 18 de Setembro de 1970.
 
Manhã de 18 de Setembro de 1970: Jimi Hendrix é encontrado morto no apartamento da namorada, no Samarkand Hotel em Londres. Uma sobredose de comprimidos para dormir depois de uma bebedeira numa festa terá feito com que asfixiasse no próprio vómito. Tinha 27 anos, tocava todas as noites nos clubes R&B como guitarrista de Little Richard e dos Isley Brothers e começava a ser famoso à escala planetária depois da actuação no Woodstock, em 1969.Trinta e oito anos depois, no top das 50 melhores guitarradas de sempre que a BLITZ publicou no especial rock puro & duro, de Setembro, “Purple Haze”, segundo single britânico e primeira faixa da versão americana do álbum de estreia Are You Experienced , de 1967, aparece num inequívoco primeiro lugar.”Guitarra – podes tocá-la ou transcendê-la”, disse Neil Young quando o recebeu, a título póstumo, no Rock & Roll Hall of Fame, em 1992. “O Jimi mostrou-me isso. Ouvi, senti e quis fazê-lo”.”A viagem galáctica veio dos overdubs gravados a 3 de Fevereiro de 1967: os solos de Hendrix, nadando em eco e brilhando com harmonias, subiram umas oitavas e duplicaram a velocidade com os efeitos de estúdio. Em menos de três minutos, Hendrix iniciou uma nova era de expressão no seu instrumento. Essa era ainda não terminou”, escreveu a BLITZ na última edição.

Quase quatro décadas depois, a primeira Fender Stratocaster incendiada em palco pelo homem declarado livre no verso “‘scuse me while I kiss the sky” foi rematada por 350 mil euros num leilão no início do mês, repetem-se os tributos, continua a aparecer material inédito e o mais popular jogo musical dos anos 00, o Guitar Hero, soube-se hoje que lhe vai dedicar uma edição especial. E à poderosa lenda que lhe sobreviveu.

Jimi Hendrix, ao vivo em 1970

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: